Sabe? Aquele que quase nunca se limpa, porque NUNCA fica vazio?! Hoje é dia de pensar nisso!
Dica: É fundamental ter uma limpeza frequente do frigorífico, a fim de garantir um baixo consumo energético e um ambiente saudável para os seus alimentos, quer crus quer cozinhados.
1º Passo – Começar por esvaziar. Faça a “semana das sobras” e gaste tudo o que têm no frigorífico e no congelador. Bons exemplos são: quiches, arroz de “qualquer-coisa”, massa com “qualquer-coisa”. Adira ao jogo e deixe-se surpreender com as novidades que vai ter de cozinhar!
2º Passo – No fim de semana, juntar tudo o que ainda resta e: colocar os frescos em sacos térmicos; e os congelados de preferência numa geleira com os acumuladores de gelo. Os frescos dentro dos sacos podem ser deixados juntos, dentro do Micro-ondas por exemplo (para isolar da temperatura ambiente).
3º Passo – Regular o termostato no mínimo de consumo e abrir as portas. Retirar prateleiras e gavetas para lavar à parte. No caso do congelador ter gelo acumulado nas paredes e grelhas, pode colocar um recipiente de água quente lá dentro para descongelar mais depressa. NÃO use facas ou utensílios afiados.
4º Passo – Limpar o interior, de preferência com produto próprio. Ou, se não tiver, com água tépida, duas gotas de detergente da loiça e um pano macio. Dê especial atenção às borrachas da porta, é por ai que muita da energia se perde e os consumos aumentam drasticamente.
5º Passo – Secar as borrachas das portas com um secador de cabelo (no mínimo) e fechar. Lavar todas as prateleiras e gavetas no lava-loiças e voltar a colocar depois de secas a pano.
6º Passo – Se for possível tirar o frigorífico do sítio – com ajuda claro – afaste-o da parede ou móvel e aspire toda a parte traseira – especialmente se for grelha.
Parabéns! Todos os seus alimentos estão agora mais seguros, e o aparelho em causa a consumir menos energia.
Pode agora repor os frescos que separou, repor a temperatura para a época e ir às compras! 🙂
Viva a Cores
You must be logged in to post a comment.