O Yoga é concentração, conhecimento, disciplina, flexibilidade, aceitação, desapego, harmonia entre o material e o espiritual, amor incondicional… Yoga é união de tudo isto, existindo diferentes tipos de Yoga que nos levam a essa união, cada um deles com as suas especificidades, mas todos eles necessários para essa união, para essa harmonia entre o corpo físico, corpo mental, corpo emocional e corpo energético. Os diferentes tipos de Yoga são:
- Ashtanga Yoga – É o Yoga da Mente, e está contido no Yoga Sutras de Patanjali, do século V a.C., um dos textos clássicos mais conhecidos em todo o mundo sobre a teoria e prática do Yoga tradicional. O aspecto mais amplamente conhecido deste texto é o Ashtanga Yoga, “ O Caminho dos Oito Membros”, que são:
- Yamas (orientações sociais) – Ahimsa (não violência), Satya (não mentir), Asteya (não roubar), Brahmacharya (guardar castidade), Aparigha (não ser possessivo)
- Nyamas (orientações pessoais) – Shoucha (pureza), Santosha (contentamento), Tapa (austeridade), Swadhyaya (estudo), Ishwara Pranidhana (devoção)
- Asana (postura psico-física) – uma postura calma, firme e estável que prepara o corpo para a meditação
- Pranayama (exercícios respiratórios) – para controlo e expansão do Prana, energia vital, para purificar os canais energéticos
- Pratyahara – abstracção dos sentidos
- Dharana – concentração da mente
- Dhyana – meditação
- Samadhi – estado iluminado e de ligação com o absoluto, também chamado de Nirvana
- Karma Yoga – É o Yoga da Acção e praticamo-lo quando agimos altruisticamente, sem pensar no sucesso ou em recompensas. Caracteriza-se por purificar o coração e reduzir a influência do ego nas nossas palavras, acções e na relação com os outros.
- Bhakti Yoga – É o Yoga das Emoções. Envolve oração, devoção e entoação de mantras. Os mantras são frases curtas repletas de energia que geram ondas poderosas de som que promovem a cura, a visão intuitiva, a criatividade e o crescimento espiritual. Os que praticam Bhakti Yoga tendem a sentir o Universo como a personificação do amor, em que cada ser vivo é tratado como igual, ligado pela mesma energia que os une
- Jnana Yoga – É o Yoga do Conhecimento, o Yoga do estudo. Ensina formas de contemplar e de analisar a natureza humana. O objectivo desta forma de Yoga é aceitar o Eu Supremo em todos os seres
- Hatha Yoga – É o Yoga da purificação do Corpo e do despertar do Prana, a energia vital. O objectivo do Hatha Yoga é o equilíbrio entre o corpo e a mente através de shatkarmas, asanas, pranayamas, mudras e bandhas.
As práticas de Yoga existentes nos dias de hoje, como Hatha Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga, Sivananda Yoga, Iyengar Yoga, Kundalini Yoga, entre outras têm a sua base nos tipos de Yoga descritos em cima, sendo que em cada prática cada professor vai conduzindo-a de acordo com a sua formação, prática pessoal e a sua energia.
No próximo texto vou falar sobre as diversas práticas de Yoga que existem de forma a poderes perceber com qual te identificas mais e procurares perto de ti um espaço onde a possas praticar. Não percas…Até já.
Om Shanti
You must be logged in to post a comment.