Os nomes das posturas do Yoga (os Asanas), podem ser traduzidas para a língua de cada país, mas o nome original de cada postura é escrito em sânscrito. O sânscrito é uma língua clássica da Índia antiga e é considerada a base da maioria das línguas indianas. O sânscrito teve também influência nos principais idiomas do ocidente.
O sânscrito foi registado ao longo dos tempos em alfabetos diferentes, dada a diversidade e tradição existente por toda a Índia, mas o alfabeto pelo qual ficou mais conhecido é o devanagari, deva (deus) e nagari (cidade), que significa “a escrita da cidade dos deuses”.
Existem vários nomes de asanas inspirados nos animais, pela forma que são feitos, mas também pela energia e característica de cada um.
A utilização de posturas de animais com as crianças é uma das formas mais divertidas e integrativas com os mais pequenos, pois eles para além de gostarem de imitar os animais, gostam também de participar e de se focar na postura que estão a fazer. Integrando-a numa história conseguem surpreender-nos com o que da postura apreendem, captando de facto a sua essência.
Algumas das posturas de animais e as aprendizagens que tiramos de cada uma delas:
Existem mais posturas alusivos aos animais, pelo que se quiserem explorar cada uma delas e sentirem a energia de cada uma é só praticar, mas respeitem sempre o vosso corpo, respeitem os vossos limites:
- Makarasana – postura do crocodilo
- Garudasana – postura da águia
- Eka Pada Rajakapotasana – postura do pombo
- Vatayanasana – postura do cavalo
- Hamsasana – postura do cisne
- Mayurasana – postura do pavão
- Bakasana – postura do corvo
- Baddha Konasana – postura da borboleta
Boas práticas… Até já!
Om Shanti |
You must be logged in to post a comment.