No texto “Om… o que significa?” já falei um pouco sobre os mantras, mas neste texto vou aprofundar um pouco mais sobre o Mantra Yoga.
A palavra mantra deriva da palavra MANAS (mente) e TRA indica instrumentalidade e deriva da palavra TRANA, que significa controle. Mantra significa controlo da mente e é um som que gera uma vibração positiva capaz de afectar todos os níveis da nossa consciência (consciente, subconsciente e inconsciente), sintonizando-nos na frequência do amor, trazendo-nos paz e tranquilidade. Quando o mantra é repetido vezes sem conta, isso gera um campo energético ao nível da nossa consciência que se torna de tal forma intenso e poderoso que penetra nas diversas camadas da nossa mente, provocando uma transformação profunda. Tem um efeito muito subtil ao nível do sistema nervoso, ajudando a relaxar os músculos e a aliviar o stress.
O Mantra Yoga, ou Yoga da oração reflectida, tem a sua origem nos Vedas, a base dos textos sagrados do hinduísmo. De acordo com a tradição védica, o Universo originou-se no som OM que está em estado constante de vibração. Através do canto sagrado, a mente-ego sintoniza-se com a consciência universal por meio do som. Os mantras, ou canto simples, são frases curtas repletas de energia e sentido especialmente destinadas a gerar ondas poderosas de som que promovem a cura, a visão intuitiva, a criatividade e o crescimento espiritual.
Um mantra pode ser entoado de diversas formas: 1) através de KIRTANS – vocalizações devocionais de forma extrovertida, uma maneira celebrativa de entoação (vejam como exemplo este mantra da Deva Premal, Rang De que é uma saudação à Mãe Terra – https://www.youtube.com/watch?v=prc2nLYKCEw) 2) através de MANAS – a mentalização de um mantra. Este meio é mais eficiente que a vocalização, por não ser audível 3) através de JAPA – repetições contínuas e ininterruptas de um mantra, mas sem melodia, em que a sua finalidade é o foco da mente, sendo assim de efeito introspectivo.
O JAPA é feito com a utilização de um JAPA MALA, uma espécie de rosário de 108 contas e mais uma 1 conta, o Meru. Japa significa corrente, um cordão de energia, e Mala significa cordão de contas, existindo assim num Japa Mala uma corrente espiritual (Japa) e outra material (Mala).
O Japa Mala deve ser usado na mão direita. Deve começar-se sempre pela conta a seguir ao Meru (conta central, que significa “Montanha”) a qual nunca deve ser contada. A cada repetição deve ser contada mais uma conta com a ajuda do dedo polegar, puxando as contas na nossa direcção. O dedo indicador nunca deve tocar nas contas, devendo ficar estendido durante todo o período de entoação dos mantras. Sabemos que terminamos de entoar as 108 vezes quando voltamos a chegar ao Meru.
Um Japa Mala é um cordão de contas feito com base no princípio do sagrado número 108 ou um número divisível deste: 54 ou 27 contas.
O Japa Mala é feito com 108 contas porque 108 é um número sagrado para os hindus, por diversas razões:
- O alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas masculinos e 54 que são chamados femininos, resultando em 108 fonemas. O número nove é considerado um número sagrado para os Hindus, 1 + 0 + 8 = 9
- Na astrologia temos 9 planetas e 12 casas: 9 × 12 =108
- Na astronomia mede-se o diâmetro do Sol como sendo 108 vezes o diâmetro da Terra
- A distância média entre a Lua e a Terra é de 108 vezes o diâmetro lunar
- Os chakras são formados por intercessões de linhas de energia e existem
108 linhas de energia que convergem para o chakra cardíaco.
Existem mais factos que nos ligam ao número 108, e por esse motivo a repetição de um mantra 108 vezes, é uma forma de abstrairmos os sentidos, de focarmos a nossa mente, meditarmos… é um caminho para o Samadhi, o estado iluminado e de ligação com o absoluto.
Um dos mantras mais entoados no Mundo é o Gayatri Mantra. É um mantra muito poderoso, um mantra de saudação ao Grande Sol Central. Num próximo texto vou dedicá-lo por inteiro ao Gayatri Mantra, mas até lá, deixo-vos um vídeo para que possam ouvir, sentir a vibração e irem entoando (o vídeo tem a legenda com o mantra completo).
Bons Mantras… Até já.
Om Shanti |
You must be logged in to post a comment.