Por vezes pensamos que aldeias pequenas são pequenas. Contudo, é fácil esquecermo-nos que tanto nos têm para dar e ensinar. É assim a localidade de Freixiel – a 10 Km de Vila Flor – imensa tanto de história como de Vida. Até parece esquecida. Mas uma visita recorda-nos que esta aldeia Vive em cada recanto de sí.
As suas ruas são forradas a granito – abundante no norte do país. E por dentro, as suas casas são quentes de carinho de nos bem receberem. Hoje, a maioria dos seus habitantes são de uma faixa etária mais respeitosa, se bem que – especialmente nas alturas da Festa da Nossa Senhora do Rosário – volta a ouvir-se o eco dos pequenos e apressados pés a correr pelas ruas. E é nessa altura que a terra mais vive, quando o Santuário da Nossa Senhora do Rosário se enche de Luz, Vida e Alegria – quando fica iluminada pelo sorriso de quem vê os seus a percorrerem o chão que outrora percorreram.
A história está lá, indelével ao tempo. Seja pelo Pelourinho, que marca não só o castigo como também o decreto da Carta de Foral (que permitia o comércio regulado e a elevava a estatuto de Vila). Seja por algo mais “denso”, como é o Lugar da Forca que, se antigamente servia para lembrar os pecadores a não cometerem o delito, hoje serve de miradouro para contemplarmos a localidade que a todos pertence. Assim renovamos as velhas energias punidoras e as transformamos em algo de bom e grandioso.
Como chegar a Freixiel?
Ver mais em:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Freixiel
- http://www.cm-vilaflor.pt/frontoffice/pages/292?poi_id=13
You must be logged in to post a comment.