Muitos de nós aproveitam esta época para ir de férias. Porque é Verão, porque as empresa fecham ou nos obrigam a tirar férias nesta época, porque quem tem filhos vê-se obrigado a escolher este período, ou porque simplesmente adoramos o Verão.
Seja qual for o motivo, quer para quem vai ou para quem fica, este é sem dúvida um momento de reflexão, de paragem, de tempo para nós.
Muitos de nós fazem esta reflexão e traçam objectivos no dia 01/01 de cada ano, mas a verdade é que crescemos a saber que Setembro era o recomeço. Ora o recomeço do trabalho (para os nossos pais), ou o recomeço da escola, ou o recomeço de uma nova estação, aquela onde caiem as folhas para depressa emergirem novas e viçosas folhas.
Talvez por tudo isto este seja um excelente momento de olharmos para o caminho que decidimos tomar em algum momento, e reforçar o que desejamos para os nossos objectivos, ou redefinirmos novos, na expectativa de chegar onde queremos.
Cada vez mais acho importante passarmos para um papel aquilo que é importante para nós, com metas definidas, acções claras e datas.
Não que isso seja determinante, mas ajuda-nos a manter o foco.
Por exemplo, se desejo mudar de emprego, então o que estou a fazer para que isso aconteça? Por exemplo:
- Melhorar o meu currículo
- Pedir opinião a um amigo para olhar para ele com espírito critico
- Enviar candidaturas espontâneas
- Verificar se tenho os skills para a actividade que quero exercer se não tenho procurara formação nesse sentido
- Inscrever-me nessa formação
- Adicionar isso ao meu currículo.
Tudo isso dentro de um espaço temporal bem definido, para que os nossos objectivos tenho uma data e não se percam pelo tempo como se não passassem de boas intenções.
No mundo agitado onde vivemos, é fácil guardar pendentes todas estas intenções, até ao próximo momento em que nos lembremos que efectivamente somos as pessoas mais importantes da nossa vida, e que esse tempo deve ser obrigatório na nossa agenda.
Quando digo que é importante escrever o que pretendemos com datas e acções bem definidas, é efectivamente para mantermos o foco que, apesar de o tempo não esperar, somos nós que temos de ir ao seu encontro de ir ao nosso encontro.
O Viver a Cores também vai de férias de 7 a 31 de Agosto, e durante esse periodo de tempo vai republicar na Página do Facebook diversos textos dos vários colaboradores, reflectindo o extenso trabalho realizado durante o último ano.
No dia 1 regressaremos com novidades.
Para já, fica um até já e boas férias para quem vai. Mas, acima de tudo, boas reflexões, e um encorajante repensar no caminho a traçarmos, com a intensão de levar cada dia ao encontro daquilo que é o nosso verdadeiro desejo.
Setembro é apenas uma data. O recomeço é quando cada um de nós sentir e quiser.
You must be logged in to post a comment.