As aulas de Yoga são para mim um momento único, cada aula é única, cada energia criada é única… é entregar-me ao momento e poder partilhar o que sei, e aprender com os meus alunos. Para que tudo esteja em harmonia, tento sempre chegar pelo menos 30 minutos antes da aula começar de forma a preparar a sala. É muito curioso, quando há pessoas interessadas em experimentar a aula a primeira vez, vêm blocos, cintos, mantas no chão e a curiosidade aumenta para saber de que forma é que tudo aquilo vai ser utilizado.
As aulas que dou têm como base o Hatha Yoga (lembram-se do texto sobre os vários tipos de práticas?), mas há vários acessórios que uso durante as aulas que são mais associados a outro tipo de prática, há de Iyengar Yoga.
Na prática de Iyengar Yoga são utilizados acessórios, como bancos, blocos, barras, cintos, bolsters, que de acordo com Iyengar no livro “Yoga, Sabedoria e Prática”, “…estes acessórios ajudam (os estudantes de Yoga) a monitorizar e a dirigir-se para a forma correcta de execução do asana”, “Em todas as posturas, o corpo, a mente, a acção e o movimento, bem como cada respiração… têm de estar harmoniosamente equilibradas”.
Acho importante a utilização dos acessórios nas aulas, porque cada aluno tem as suas particularidades, uns são mais flexíveis, outros menos, uns têm mais mobilidade que outros, e sem dúvida que os ajuda a: primeiro a respeitar o seu corpo, sabendo qual o seu limite (e acreditem a cada aula há uma conquista e percebem que os seus limites alteraram), segundo a conseguirem estar no asana sem estarem focados nas dores e nas tensões que são criadas, poderem relaxar nos asanas, e terceiro a perceberem que Yoga é para todos, que é um erro dizer “não consigo chegar com as mãos ao chão, não consigo fazer Yoga”, porque existem muitas variações e acessórios que nos permitem chegar todos os dias um bocadinho mais longe.
E foi precisamente para desmistificar o uso de acessórios durante a prática, que decidi fazer este vídeo para vocês. Espero que vos seja útil, e que utilizem os acessórios para vos facilitar na vossa prática pessoal… e tal como Iyengar diz no livro “Yoga, Sabedoria e Prática”, “…podemos chamar-lhes muletas. Quando já conseguirem executar o asana, já não precisam de os usar”.
Se tiverem alguma questão, alguma dúvida sobre a utilização dos acessório, entrem em contacto comigo… Boas práticas.
Om Shanti |
You must be logged in to post a comment.