Acredito que as possibilidades de apresentar uma refeição são infinitas, por isso não quero parar de aprender, experimentar e, quem sabe, surpreender!
A natureza é fabulosa e oferece-nos uma grande variedade de alimentos, maravilhosos, cheios de energia. Só precisamos de aproveitar esta dádiva.
Hoje trago-vos uma proposta em formato de coroa, onde legumes suavemente salteados, se aconchegam entre camadas de puré de batata, ilustremente acompanhada por fatias de beringela assada e um soberbo molho verde.
Ingredientes (1 dose)
Puré
- 2 Batatas médias
- Leite 1 dl +/-
- Gema de ovo 1
- Noz-moscada a gosto
- Gomásio a gosto
Salteado de legumes
- Cebola cortada em rodelas ½
- Alho picado 1 dente
- Cenoura cortada em rodelas finas 1 média
- Cogumelos Paris laminados, 1 grande ou 3 pequenos
- Folhinhas de espinafres 1 mão cheia
- Azeite qb
- Molho de soja a gosto
- Aro de metal com cerca de 12 cm de diâmetro
Molho verde
- Azeite 3 colheres de sopa
- Alho 1 dente
- Coentros 1 raminho pequeno
- Sumo de limão a gosto
- Picante a gosto
- Gomásio a gosto
Beringela
- 2 Fatias cortadas no sentido do comprimento
- Gomásio qb
- Sumo de limão umas gotas
- Papel vegetal
Receita
Puré
Descascam-se as batatas, cozem-se em água com um pouco de gomásio e reduzem-se a puré.
De seguida, acrescenta-se o leite, a noz-moscada, ralada no momento e a gema de ovo. Deve ficar com uma boa consistência, por isso o leite deve ser acrescentado muito gradualmente. Reserva-se.
Salteado de legumes
Numa frigideira, coloca-se o azeite e a cebola, deixa-se alourar um pouco e acrescenta-se as fatias de cogumelos, as rodelas de cenoura, o molho de soja e durante dois minutos vamos mexendo. De seguida, juntam-se o alho e os espinafres e mantem-se no lume médio por mais dois minutos, apaga-se o fogão e reserva-se. Liga-se o forno a 180º.
Chegou agora a altura de montar a nossa coroa. Num prato largo que possa ir ao forno, coloca-se o aro no meio, começando a preenche-lo com uma primeira camada do salteado de legumes, depois uma camada de puré de batata, depois uma nova camada de legumes e por fim uma outra camada de puré. O número de camadas vai depender da altura do aro. O importante é que se comece com os legumes e se termine com o puré.
Coloca-se no forno, até que a camada superior fique coradinha.
Molho verde
Colocam-se todos os ingredientes num copo e trituram-se com a varinha mágica. Reserva-se
Beringela
Colocam-se umas pedras de sal e umas gotas de limão sobre as fatias durante uns minutos. Retira-se o excesso de sal.
Numa frigideira, coloca-se uma folha de papel vegetal, que não cubra a totalidade do fundo do recipiente e aquece-se. Sobre o papel colam-se umas gotas de azeite e quando estiver quente, assam-se as fatias de beringela e vão-se virando até ficarem tostadas de ambos os lados. O papel vegetal permite que a beringela não agarre e que o excesso de gordura escorra para fora, deixando o nosso assado lindo.
Agora chegou a altura de empratar, retirando o aro com a ajuda de uma espátula diretamente para o prato de servir. Com uma faca, separa-se a nossa coroa do aro. Depois juntamos as fatias de beringela assadas e regam-se com o molho verde. Decora-se a gosto.
Espero que gostem desta sugestão. Surpreendam-se e sejam felizes também à mesa 🙂
You must be logged in to post a comment.