As viagens pelo nosso lindo Portugal são deslumbrantes. Há quem insista naquela ideia de que, o que e português é de segunda categoria, instalam-se em preconceitos que normalmente, são alimentados por um profundo desconhecimento, de tudo o que temos de bom, dentro de portas.
Pois eu, cada vez me sinto mais fã, das belezas nacionais e com mais vontade de descobrir novos lugares.
Temos aldeias, vilas e cidades, temos o interior e o litoral, temos a montanha e a praia, mas também temos as pessoas, as tradições, a cultura. Cada cantinho, orgulhoso dos seus costumes.
Faço muitas viagens pela Minha Terra e que feliz tenho sido, por estes caminhos lusos!
Um dos últimos passeios que fiz, foi à Costa Vicentina. Habitualmente era ponto de passagem, mas desta vez, fui e fiquei uns dias. Foi uma descoberta incrível e recomento vivamente.
Praias de sonho, tranquilas, com pores de sol indiscritíveis, noites de paz, gente simpática, lojinhas encantadores e bares pitorescos e acolhedores.
Numa manhã destas curtas férias, fui às compras a Rogil, bem pertinho de Odeceixe, onde me instalei e descobri estes bolinhos deliciosos, ou melhor, algo semelhante. Depois vieram as pesquisas e claro, o meu toque.
Ali na fronteira entre o concelho de Odemira, Alentejo e o concelho de Aljezur, Algarve, misturam-se sabores improváveis e o resultado, bem o resultado…experimentem e depois digam-me. 🙂
Uma receita bastante simples e por isso bastante acessível, mesmo para aqueles que passam ao largo da porta da cozinha, garantindo assim, que não entram!
Ingredientes
- Farinha de trigo 1 chávena (250 ml)
- Farinha de trigo integral 1 chávena
- Bicarbonato de sódio ¼ colher de chá
- Pimenta preta moída no momento ½ colher de chá
- Açúcar mascavado 4 colheres de sopa
- Manjericão fresco picado 2 colheres de sopa
- Azeite ½ chávena
- Leite magro 3 colheres de sopa
- Limão grande sumo e raspa
Preparação
Ligar o forno a 180º.
Forrar o tabuleiro do fogão com papel vegetal.
Numa taça juntar todos os ingredientes secos (farinhas, bicarbonato, açúcar, pimenta e a raspa do limão) e misturar bem.
Noutra taça, juntar os ingredientes líquidos (azeite, leite, sumo de limão) e misturar bem.
Juntar agora a fase líquida à seca, acrescentar o manjericão e amassar de preferência com as mãos e com a ajuda de alguma farinha.
A massa deverá começar a desprender-se das mãos enquanto vai ficando, consistente e homogénea.
Retiram-se pequenos pedaços de massa, formam-se bolinhas e já no tabuleiro achatam-se. O tamanho é ao gosto de cada um.
Deverão ficar no forno, mais ou menos 20 minutos. Deixam-se arrefecer ligeiramente e colocam-se sobre uma grelha para arrefecer completamente.
Os nossos biscoitos estão prontos para guardar num frasco e comer. São ótimos para um lanche, para levar para o escritório, para saborear enquanto vimos aquela série que tanto gostamos, na praia…….Em embalagens personalizadas, podem servir para mimarmos aquelas pessoas especiais.
Esta mistura improvável confere aos nossos biscoitos uma textura incrível e são uma delícia.
Como podem ver, é uma receia de uma grande simplicidade!
You must be logged in to post a comment.