Está a decorrer ao longo desta semana a quarta edição da Fashion Revolution Week.
Durante estes dias vão ocorrer diversas actividades para a sensibilização dos consumidores, marcas e outros intervenientes da cadeia de valor da indústria da moda para que o sector se torne mais sustentável e os seus intervenientes mais conscientes.
Na página de Facebook da Fashion Revolution Portugal podem encontrar todos os eventos que vão ocorrer, desde swap markets onde podemos trocar peças de roupa, a workshops, passagem de documentários e debates.
Esta iniciativa está a decorrer em vários países e foi criada pelo movimento Fashion Revolution. Esta associação sem fins lucrativos foi fundada em 2013 após o desabamento do edifício do completo têxtil de Rana Plaza, no Bangladesh, onde trabalhavam centenas de pessoas na confecção de roupa para marcas como a Benetton, a Primark e a Mango.
Recordo que a indústria da moda é um dos sectores mais poluentes do mundo, sendo o consumo de água e o uso de pesticidas os aspectos ambientais com maior impacte.
E em termos sociais, a produção de vestuário é maioritariamente proveniente de país mais pobres, onde a mão de obra é mais barata e os trabalhadores são muitas vezes sujeitos a condições laborais precárias. E são estes países, com dificuldades de desenvolvimento, que acabam por ter de gerir os impactes ambientais causados.
You must be logged in to post a comment.