Lá foram as férias, que entre muitos “vamos ou não vamos”, “saímos ou não saímos”, “deixamos filhos saírem ou não”, acabamos por estar a chegar em Setembro, e com isto voltamos com algumas rotinas, voltamos com alguma “normalidade”… será?
Como terapeuta penso que devemos cuidar – e muito – não só da saúde física, mas também da saúde emocional, porque estas duas áreas acabam por gerar internamente um química onde o sistema imunitário se beneficia e com isto a tendência é adoecer menos. E dentro deste conceito é preciso lembrar que Setembro é bom de começar com uma desintoxicação para preparar o corpo para a próxima estação, existem mil maneiras de fazer detox, a que gosto mais é, de fato, sumos e suplementos com clorela, mas tudo deve ser feito de forma adequada a cada pessoa, por isto antes de tomar esta decisão procure um profissional de saúde, ok? Isto de sair fazendo detox e dieta sem acompanhamento pode dar muito para o torto e depois a “culpa” é das dietas e dos suplementos, e não da falta de informação e apoio profissional, o que é danoso para todos. Enfim, bom de ser feito, contudo há formas e formas.
Passando da fase de detox, entramos na fase de adequação alimentar e suplementos, vacina homeopatia para gripe, e preparar o corpo, mente e emoções para a “fase da caverna”, que o outono e o inverno trazem com eles. Esta fase mais intimista do ano é por si só um desafio, e este ano temos o desafio de nos manter viáveis dentro da sombra de uma “pandemia”. Então, todos os cuidados e mais uns, mas sabendo que a vida segue rumo, que prevenir é sempre a melhor escolha. Se é uma pessoa sedentária, fumadora, se é uma pessoa que tem fragilidades físicas ou emocionais, é preciso uma atenção ainda maior neste percurso que vamos começar de novo. Nada na vida é garantido, viver e morrer são etapas que não fugimos, mas podemos é escolher como as vamos realizar e isto sim nos cabe. Então faça escolhas de vida que o conduzam a saúde como um todo, lembra de comer bem, de dormir mim, de rir muito, de trabalhar, de praticar exercícios, de cuidar do que ouve e assiste, pois o positivo gera positivo e o negativo gera negativo, é para onde está o seu foco que você se dirige.
Como mãe, penso que é inevitável as nossas filhas não saírem, já o fizeram nas férias, e mesmo com todo o cuidado possível, ainda vemos muitos jovens sem máscaras, sem desinfectarem as mãos, e com isto não tem como não vir uma pergunta: e como será dentro das salas de aula, dentro das escolas e colégios?
Bem, aqui já começamos com os processos físicos de detox, não saem sem máscara e álcool gel, a nossa parte da informação e de suporte é feita todos os santos dias, mas é certo que a vida acontece e que cada uma no dia marcado no seu colégio/universidade irá estar lá para o que for caso disto. Cabe a nós cobrar dos nossos filhos uma postura adequada, cabe a nós verificarmos com as entidades estudantis o que estão fazendo na prevenção e controle, mas cabe também o bom senso pois conheço pessoas que tiveram todos os cuidados e ainda assim testaram positivo para o COVID, pessoas que foi a total falta de cuidado e ainda assim testou negativo para o COVID… e aí, vamos para a vida ou vamos ter cuidado com a forma com que vivemos?
Há anos li algo que me impactou. Que a morte acontecia todos os dias, quando deixamos de cuidar de nós próprios e de vivermos bem. Talvez, tudo que se está a passar desde o ano passado seja simplesmente para nós fazer mais conscientes da forma como vivemos, das escolhas de vida que fazemos, e de que maneira planeamos seguir.
Que Setembro traga paz à alma e coração de todos, que cada um possa ser o melhor para si mesmo e para os demais.
Jaqueline Reyes
You must be logged in to post a comment.