Os cogumelos já eram conhecidos no tempo das civilizações Gregas e Romana. Quer enquanto iguaria gastronómica, quer como medicamento.
A nível mundial, os maiores produtores de cogumelos, são a China e os Estados Unidos da América. Trás-os-Montes, Beira Litoral, Ribatejo e a região Oeste, são as zonas de Portugal que mais produzem esta fabulosa dádiva da natureza.
Pertencem ao grupo dos fungos e existem umas centenas de espécies diferentes, no entanto, só algumas, poucas, são comestíveis.
Excelente alimento, são pobres em calorias e gorduras e ricos em proteínas, vitaminas e minerais. De preferência, devem ser adquiridos em lojas de confiança e evitar a apanha das espécies silvestres. Sem um profundo conhecimento da sua natureza, muitas pessoas ingerem espécies venenosas, o que podem em alguns casos, provocar a morte.
Podem ser consumidos frescos, em conserva, ou desidratados, muito versáteis, são bons aliados em qualquer mesa, muito em particular dos vegans e vegetarianos.
As espécies mais conhecidas e comercializadas em Portugal são:
- Brancos
- Marron
- Pleurotos
- Shitak
- Portobello
- Shimeji
Hoje vamos preparar cogumelos Portobello, textura firme e que não se importam nada de ser generosamente recheados, com o que a nossa imaginação ditar.
Vamos então começar! 🙂
Ingredientes (2 pessoas)
- Cogumelos Portobello grandes 2
- Ovos de codorniz 6
- Cebola média 1
- Dentes de alho 2
- Sumo de limão algumas gotas
- Courgette 1 pequena
- Coentros frescos alguns pezinhos
- Flor de sal com ervas aromáticas
- Piripiri
- Queijo mozzarella ralado 1 chávena de chá
- Azeite 1 fio
Preparação
Começamos por lavar muito bem os cogumelos, de preferência com uma escovinha e água fria, de seguida escorre-se o excesso de água, com papel absorvente.
Retiramos o pezinho e parte do interior, com muito cuidado, para não estragar as paredes.
Ligamos o forno a 200º.
Colocamo-los numa travessa que possa ir ao forno, com a concavidade voltada para cima, temperamos com flor de sal aromatizada, um pouco de sumo de limão e reservamos.
No robot de cozinha, colocamos a courgette lavada, mas com a casca, a cebola, os dentes de alho, o interior dos cogumelos e os coentros e trituramos grosseiramente.
Levamos o preparado anterior ao lume, num fio de azeite, temperamos e deixamos cozinhar por 5 minutos. Nesta fase e caso apreciem, colocam um pouco de piripiri.
Coloca-se o recheio no interior dos cogumelos. Por cima espalha-se o queijo ralado e no final, os ovinhos de codorniz.
Vão ao forno, por cerca de 20 minutos e estão prontos. Podem colocar um pouco de cebolinho cortado por cima, acrescentará cor e sabor ao nosso prato.
Para acompanhar, fiz arroz colorido, com ervilhas e cenoura. Comecei por alourar dentes de alho em azeite, nele alourei o arroz, acrescentei um pouco de água a ferver e as cenouras e deixei cozinhar, mais para o meio da cozedura adicionam-se as ervilhas. Tempera-se a gosto.
O recheio dos nossos cogumelos, pode ser o que mais vos apetecer. Divirtam-se na cozinha e não se esquecem, acrescentem sempre AMOR, aos vossos cozinhados!
You must be logged in to post a comment.