Este mês trago-vos informação útil sobre as práticas de aquacultura e pesca associadas ao peixe que vemos à venda nas lojas e mercados. Descobri há pouco tempo dois rótulos que nos ajudam a perceber se o peixe que vamos comprar está abrangido por práticas sustentáveis.
Estes sistemas de rotulagem contribuem para que os consumidores façam escolhas social e ambientalmente melhores e promovem a evolução deste mercado rumo a práticas mais responsáveis.
– Rótulo com certificação da Aquaculture Stewardship Council (ASC)
Por trás da certificação estão normas desenvolvidas em conjunto por Organizações Não Governamentais (ONGs), cientistas e especialistas da indústria. Uma empresas de aquacultura para ser certificada tem de cumprir com determinados requisitos ao nível do uso de químicos e antibióticos, qualidade da água, trabalho infantil, discriminação social e condições de trabalho seguras para os empregados. Vejam o website para ficarem a conhecer o rótulo associado a esta certificação (não consegui permissão para partilhá-lo aqui).
– Rótulo com certificação Marine Stewardship Council (MSC)
Certificação da actividade de pesca de peixe e marisco de mar ou de água doce. Uma pesca é considerada sustentável se, por exemplo, a quantidade de peixe pescada respeita a capacidade de reprodução das espécies e as pessoas que dependem da actividade têm capacidade de subsistir.
You must be logged in to post a comment.