Será que é possível evitarmos objetos de plástico sem complicar o nosso dia-a-dia?
No âmbito de uma iniciativa europeia, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza lançou recentemente uma campanha para incentivar os cidadãos a não usar plástico durante 40 dias.
O facto de fazermos reciclagem em casa não nos retira a responsabilidade de termos uma atitude mais proativa. É um bom começo, mas a verdade é que, por exemplo, o top 6 das empresas de bebidas do mundo utilizam apenas 7% de plástico reciclado nas novas embalagens que produzem. Além de que 85% do lixo encontrado nas praias de todo o mundo é plástico.
Atualmente já existem soluções que substituem muitos dos objetos de plástico que usamos no dia-a-dia, como cotonetes, palhinhas e sacos de plásticos descartáveis.
Assim, desafio-vos a partilharem ideias e dúvidas para que consigamos abraçar este desafio mais facilmente. Comentem a rubrica, ou enviem-me mensagens com ações que já aplicam diariamente para a redução de resíduos plásticos, para que eu possa fazê-las circular em futuras rubricas.
Fontes de informação:
- http://observador.pt/2018/01/16/comissao-europeia-quer-acabar-com-plastico-descartavel-ate-2030/
- https://www.theguardian.com/environment/2017/jun/28/a-million-a-minute-worlds-plastic-bottle-binge-as-dangerous-as-climate-change
You must be logged in to post a comment.