Esta semana enfiei as mãos na massa para vos propor uns simpáticos e saborosos queques de legumes. Podem ser preparados com antecedência e são bastante versáteis, mantendo a mesma base e diversificando os legumes utilizados, quer de acordo com o gosto pessoal, quer de acordo com o que tiverem disponível no vosso frigorífico.
Sendo ótimos como refeição principal, podem também enriquecer a mesa de uma festa, ou fazer sucesso ao almoço lá no escritório.
E que tal colocarem uns quantos numa cesta, um bom vinho, uma toalha aos quadrados? Sugiro que convidem alguém especial e aventurem-se num piquenique. Locais lindos para vos receber não faltam neste nosso Portugal. 🙂
Vamos trabalhar com amor?
Ingredientes (Queques)
- Farinha de espelta 150 g
- Farinha de milho 50 g
- Fermento 1 colher de chá
- Ovos 1
- Curgete ralada 150g
- Cenoura ralada 1 média
- Cebola bem picadinha ½ média
- Queijo Emmental ralado 2 colheres de sopa
- Salsa picada qb
- “Leite” de soja 2 colheres de sopa + água qb
- Azeite 1 colher de sopa
- Pimenta e gomásio a gosto
- Manteiga para untar as forminhas e farinha para polvilhar
Ingredientes (Caril de Couve-Flor)
- Couve-flor 1 pequena, separada em pequenos pedaços
- Cebola picada 1 pequena
- Alho picado 2 dentes médios
- Tomate maduro 2 médios
- Azeite 3 colheres de sopa
- Caril 3 colheres de sopa (a quantidade poderá variar consoante o gosto)
- Leite de coco 1 lata
- Creme vegetal de coco ½ embalagem
- Coentros frescos 1 raminho
- Malagueta ( para quem gostar de comida picante)
- Gomásio qb
Preparação (Queques)
Pré aqueça o forno a 180º.
Comece por colocar as farinhas num recipiente, acrescente o fermento e depois dissolva tudo com o leite e a água, até obter um polme bastante consistente. Está feita a base, agora acrescentem os legumes ralados, o ovo, o queijo, a salsa e os restantes temperos.
Misturem tudo e acrescentem muito carinho.
Agora chegou a altura de untar forminhas, com manteiga e polvilhá-las com farinha (eu uso as tradicionais de alumínio, que eram daa minha avó Rosa) e colocar nelas o nosso preparado, mas não encham completamente, pois vão crescer.
O forno já deve estar quentinho pronto para receber os nossos queques. Enquanto esperam que cozam vamos preparar o nosso caril?
Preparação (Caril)
Adoro preparar pratos com caril, sou fã do sabor do coco e dos aromas que se libertam durante a sua confeção.
Sabem que o caril, é uma mistura de diversas especiarias? É verdade! Temos o açafrão, o gengibre, os coentros, os cominhos, noz-moscada, pimenta, cravinho e canela. Já pensaram os benefícios para a nossa saúde? Atenção que alguns são bastante picantes. 🙂
A couve-flor – já cortada e lavada -, vai cozer em água e sal, após o que deverá ser escorrida e reservada.
Eu uso muito o wok na minha cozinha, gosto de tachos assim baixos e largos, o contacto visual também é muito importante enquanto cozinhamos, acreditem.
Então coloquemos no wok, a cebola e o alho com o azeite, deixem refogar um pouco e juntem o tomate sem pele e sem grainhas, cortado em pedacinhos e deixem cozinhar mais um pouco, coloquem agora o pó de caril, mexam com carinho, sentem o cheirinho? Tão bom!
Agora é a vez do leite de coco se juntar a esta festa de sabores, de seguida chega a nossa couve-flor, deixem cozinhar mais um pouco, para que todos os aromas fiquem bem incorporados, retifiquem os temperos e apaguem o fogão. No final coloquem o creme vegetal, sem misturar completamente, e os coentros grosseiramente cortados.
Espreitem, pois os queques já deverão estar cozidos (usem o truque do palito). Deixem arrefecer, desenforme e depois podem coloca-los naquelas caixinhas de papel coloridas. Há tantas, é só escolher!
Sejam felizes enquanto cozinham e claro, bom apetite! 😀
You must be logged in to post a comment.