Hoje resolvi dar lugar de destaque a uma especiaria que me é muito querida, a noz-moscada. O seu aroma é fabuloso, ralada no momento a sua presença fica ainda mais notada. Pode ser usada em pratos doces, salgados, em chás e pode ser aplicada diretamente, para atenuar, por exemplo uma dor de dentes. Diz-se até, que misturada nos alimentos acende a chama da paixão. Vamos então preparar um jantar romântico?
Ingredientes
- Seitan 300 g cortado em cubinhos
- Curgete cortada em meia-lua 1 média
- Couve-flor 200g em raminhos pequenos
- Alho francês às rodelas 1 talo
- Cenoura ralada 1
- Cebola grande cortada em meia-lua 1
- Dentes de alho picadinhos 3
- Azeite qb
- Molho de soja 4 colheres de sopa
- Tomilho limão e manjericão a gosto
- Sal
- Pimenta preta
- Noz-moscada
- Sumo de 1 limão
- Pão ralada qb
Ingredientes (Para o bechamel)
- Leite 2 chávenas de chá
- Farinha 4 colheres de sopa
- Sal
- Pimenta preta
- Manteiga 2 colheres de sopa
- Noz-moscada
Preparação
Colocar o seitan numa taça. Preparar a marinada com o sumo de limão, o molho de soja, o sal, a pimenta, a noz-moscada ralada no momento, as folhinhas de manjericão e tomilho. Envolver tudo e reservar por meia hora.
Nesta altura, aproveitamos para preparar os legumes conforme indiquei. Num wok coloca-se um fio de azeite e refogam-se a cebola e alho, ate ficarem translúcidos. De seguida, vão-se adicionando os legumes gradualmente, conforme o tempo de cozedura. Primeiro a couve-flor, depois o alho francês, a cenoura e a curgete. Envolvem-se com carinho e temperam-se com sal e pimenta a gosto. Claro que se quiserem dar um toque hot ao vosso prato, juntem uma malagueta nesta altura. Devem ficar no lume a saltear a até estarem macios, mas não demasiado cozinhados.
Entretanto vamos saltear à parte, os cubinhos de seitan, que já receberam todo o aroma e sabor da marinada, num fio de azeite, quando estiverem douradinhos, juntam-se aos legumes, envolve-se tudo e retira-se o wok do lume.
Liga-se o forno a 180º.
Para o bechamel, dissolve-se a farinha peneirada num pouco de leite, acrescenta-se o restante leite e vai a lume brando para engrossar. Não devem parar de mexer, para que não agarre. Quando estiver na consistência desejada, coloca-se a manteiga e continuar a mexer-se, quando tiverem obtido um creme aveludado e homogéneo, temperam com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Colocam o preparado dos legumes com o seitan, num recipiente que posso ir ao forno e por cima espalham o bechamel e no final um pouco de pão ralado.
Podem enfeitar com azeitonas e colocam no forno até tostar ligeiramente.
Mais fácil é difícil! Podem usar outros legumes.
Este prato pode ser servido também acompanhado com uma salada.
Ponham a mesa com amor, uma flor, uma vela e um rosé para brindar à vida 🙂
Divirtam-se também à mesa!
You must be logged in to post a comment.