O que é o Solstício de Verão?
O Solstício de Verão é um fenômeno no âmbito da Astronomia, ele anuncia a entrada da estação. Essa transição é marcada através de um alinhamento entre a Terra e o Sol, onde o planeta recebe mais incidência de raios solares em um hemisfério devido ao seu movimento de rotação e translação. O Sol encontra-se mais próximo nesse momento.
O Solstício de Verão e o Misticismo
É um fenómeno astronómico mas também um momento místico muito relevante. O solstício de verão marca o início desta estação e vive-se o maior dia do ano. Altura propícia para que cada um nós coloque a intenção de trazer um pouco dessa luz para iluminar o caminho. E trazer abundância à nossa vida.
O solstício de Inverno (21 de Dezembro, no hemisfério Norte e 21 de Junho no hemisfério Sul), por ser o periodo de maior noite no ano, é associado à morte, ao desconhecido ou à escuridão, enquanto que o dia de maior claridade (21 de Junho, no hemisfério Norte e 21 de Dezembro no hemisfério Sul) é associado à Vida ou à Luz (Solstício de Verão).
Desde a antiguidade que os povos atribuem ao Sol um poder mágico e terapêutico.
Não é pois, de estranhar que o solstício de verão – o maior dia do ano, em que há mais horas de luz solar – seja um dos momentos mais importantes e aguardados para celebrações e evocações.
É necessário luz para que tudo gere energia e renove seu ciclo. Em regra, estes festejos assinalam o “casamento” entre o Sol e a Terra, razão por que nesta altura em tempos antigos era época de agradecer e pedir pela colheita, pela plantação, afinal a luz solar é alimento das plantas.
Este é o período em que há uma grande corrente energética, muita vida, muitas vibrações. O Sol é fogo, este elemento está ligado com a geração de vida, ele transforma tudo através de suas chamas. É o momento de entregar as cargas negativas ao fogo e deixar que ele acabe com elas, transformando-as em cinzas.
Além disso, as fogueiras utilizadas no ritual dessa época, representam a limpeza das impurezas, além da fertilidade e prosperidade.
A energia da natureza e reavaliarmos o nosso caminho
Apesar de vivermos numa sociedade cada vez mais distante dos ritmos da natureza, podemos fazer o exercício de estar atentos à energia que muda a cada estação. Dessa forma poderemos aproveitá-la e incorporar a mesma na nossa vida e as suas “lições”. Assim o início do verão é o “momento ideal” para colocarmos a intenção de abundância para as nossas vidas.
É também o momento de analisarmos os nossos objetivos e adicionarmos novos e passarmos em revista as metas que estabelecemos há cerca de seis meses, noutro momento “especial” e de viragem – a passagem de ano.
Convidasmo-te a fazer um balanço questionando-te:
- Sinto-me realizada(o)?
- Tenho contribuido para a minha Felicidade?
- Estou no caminho que desejo?
- Em que momento estou no que diz respeito aos objetivos que estabaleci para este ano?
- O que fiz para alcançar as minhas metas?
- O que me falta fazer?
- Os objetivos que estão por atingir mantêm-se? Continuam a fazer sentido na minha vida?
- Devo incluir novos objetivos? Se sim, quais?
Depois de nos fazermos estas questões, vamos aproveitar a oportunidade – e o impulso que nos é dado pela energia do Sol – para nos voltarmos a centrar e perseguir os nossos intentos, fazendo as mudanças necessárias para tal.
Este é um momento de luz, de energia, mas na verdade todos os dias são excelentes dias para agarrarmos as rédeas das nossas vidas.
O Solstício de Verão marca o início de uma nova época, uma nova estação. Importante canalizar os pensamentos positivos. Pense em tudo o que lhe faz bem, no que você gostaria de ter energia para fazer. Deixe a boa energia entrar com uma carga de coisas boas, lavando a sua alma daquilo que lhe pesou por muito tempo. Esté um dia de poder interior e brilho.
You must be logged in to post a comment.