Férias para mim significa fazer um ponto de situação a meio do ano, pensar em novos projectos, estar com a família, com os amigos, tomar muitos banhos de mar, apanhar sol, estar na natureza e carregar baterias…
Férias significa igualmente manter a prática, levar o tapete de yoga comigo e poder praticar onde apetecer, e o que fizer sentido para mim, desde asanas, a meditação, ou simplesmente contemplação… Yoga é uma forma de estar na vida que traz toda essa serenidade e atenção plena no que a minha mente, o meu corpo estão a pedir a cada momento.
A prática individual deve ser feita em sintonia com o que sentimos a cada dia… primeiro silencia-se a mente e depois a prática vai fluindo. Há dias em que a prática é mais activa e que faço mais asana e noutros dias em que simplesmente me sento no tapete de yoga a fazer pranayama, focando a minha atenção na respiração… E é isto escutar o nosso corpo e a nossa mente, entregarmo-nos à prática e respeitar o nosso corpo e os nossos limites.
Se não souberem como começar, sugiro que comecem com uma prática simples e que vos motive a pegar no vosso tapete e fazer todos os dias. Então aqui vão umas dicas para uma excelente e revitalizadora prática para a manhã:
- saudação ao sol – repetição de 12 vezes e se possível com os mantras tal como explico no texto “Saudação ao Sol”
- pranayanama – 3 minutos de anuloma viloma tal como explico no vídeo do texto “Como acalmar a mente com pranayama”
Partilho com vocês a prática de um dos dias de férias, depois de um dia de mar e sol…. foi um fim de dia perfeito
Aguardem nos próximos textos por muitas ideias e assuntos novos que surgiram na férias para partilhar com vocês… até lá… boas práticas.
Om Shanti |
You must be logged in to post a comment.